[ editar artigo]

A meditação da Quietude: Jing Gong

A meditação da Quietude: Jing Gong

Sobre o Grão Mestre Zhang Xiaohang:

Grão Mestre de Kung fu, Estilo Zhangjiaquan ou "Zhang San Gongfu", diretor e sucessor do Instituto Changzhen de Guoshu, Patrimônio Cultural Imaterial de Pequim.

Especialista especialmente convidado do Centro de Gerenciamento de Saúde e Qigong da Administração Geral de Esportes do Estado. Vice-Presidente da Associação de Intervenções Não Farmacológicas para Doenças da Academia Chinesa de Ciências Humanas. Convidado das estações de TV, CFTV e Pequim TV para programas de saúde em Qigong. Zhang Xiaohang é o descendente do famoso artista marcial Zhang Changzhen (apelidado pela imperatriz Cixi como o Fantasma Ébrio Zhang San) que viveu durante o final da dinastia Qing até o início do período republicano.

É autor de diversos livros, entre eles "Shou Ting Gongquan", "Yijin Jing de Zhang", "Brocado de Oito Seções de Zhang", "Seis caracteres Zi Jue de Zhang", "Os Cinco Animais de Zhang". No Brasil o Grão Mestre é representado pelo Shifu Bruno Barros, que transmite seus ensinamentos através do Instituto Wulindao: www.kungfudeverdade.com.br

 

1- Benefícios da prática de Jinggong (Meditação da Quietude):

  • Relaxar corpo e mente, aliviar a fadiga;
  • Desenvolver massa cinzenta no cérebro, acalmar a mente;
  • Aumentar a imunidade humana;
  • Melhorar a circulação sanguínea;
  • Dissipar a doença através do meridiano;
  • Atrasar o envelhecimento dos órgãos humanos.

2- Três Fundamentos para a prática do Jinggong: Sintonizar o Corpo; Sintonizar a Respiração; Sintonizar o Coração.

  1. Sintonizar o Corpo: sentado de pernas cruzadas, você pode escolher pernas cruzadas, meia lótus ou lótus. Cabeça reta, como se um fio a puxasse para cima sem erguer o queixo. Língua contra o palato. Ânus levemente contraído. Peito puxado levemente para trás e todo o corpo relaxado. Narinas desobstruídas.
  2. Sintonizar a Respiração: Este ajuste enfatiza quatro atitudes: profunda, longa, regular e lenta. A respiração é muito importante durante a prática taoísta. Muitos métodos de prática começam com a respiração. Depois de ajustar a respiração, podemos efetivamente ajustar o Qi interno do nosso corpo. Durante o exercício estático, a respiração é profunda, longa, uniforme e lenta. Não deve ser forçada. Direcione a respiração para o círculo formado pelas mãos para se desenvolver a capacidade de se controlar o respirar.
  3. Sintonizar o Coração: Deve-se acalmar seu coração. Durante exercícios estáticos é mais provável que ocorram distrações. Quando as distrações ocorrem você deve deixar que se dissipem não dando atenção a elas. Outro método eficiente é direcionar sua respiração para o círculo formado pelas mãos. Imagine que sua respiração está se direcionando para dentro do círculo. Isto te ajudará a manter o foco. Depois de um período de prática, sentirá suas mãos formigando e inchando, e o sentimento de Qi através dos meridianos se tornará cada vez mais forte.

3-  O posicionamento das mãos sobre o Dantian Inferior: duas mãos se sobrepõem, direita sobre a esquerda, palmas para cima e dois polegares se encontram.

4- Encontre uma sala silenciosa. Portas e janelas fechadas para que não hajam distrações.

5- Se possível, não tente ficar deitado na cama. Fique sentado. Os assentos precisam ser cobertos com futons ou almofadas, para que fiquem macios e grossos, para que possam ficar sentados por um longo tempo.

Perguntas Frequentes:

A primeira pergunta é: você precisa manter as costas retas quando medita?

A parte de trás da coluna deve ser reta e os ombros devem ser esticados, de modo que cada articulação da coluna se estenda verticalmente como um cordão. Mas se o corpo estiver fraco ou tiver uma doença, deixe-o seguir seu curso e não use força excessiva. Os ombros devem estar relaxados naturalmente. Os ombros se abrem um pouco para trás. Os braços não devem estar colados no corpo.

A segunda pergunta é: posso ligar o ar condicionado e o ventilador ao meditar?

Durante a sessão, os poros do corpo inteiro são abertos e não devem ser expostos ao vento. Portanto, os antigos diziam que, ao meditar, evite o vento e flechas.

A terceira pergunta é: Por que eu sinto minha boca seca ao meditar?

É uma manifestação da deficiência de yin do corpo, com menos fluido corporal. Neste caso a meditação não funcionou. Se funcionar, pode nutrir yin e qi e, naturalmente, haverá líquido na boca.

Quarta pergunta, as crianças podem meditar?

As crianças com ossos moles são mais propensas a cruzar as pernas e o coração é mais simples: não há ganância, ódio, possuem menos problemas, e por isso tem facilidade ao meditar. Geralmente, crianças acima de 7 anos de idade podem meditar.

Pergunta 5: Posso tomar banho imediatamente após meditar?

Não tome banho imediatamente após a meditação. Porque, neste momento, os poros de todo o corpo estão abertos. Você pode tomar um banho após 30 minutos.

A sexta pergunta é: o que posso aprender no Instituto Wulindao que me fará desenvolver minha prática meditativa?

Shifu Bruno Barros, o diretor do Instituto Wulindao e sucessor direto do Grão Mestre Zhang Xiao Hang, ensina os exercícios respiratórios e de qi gong que podem prepará-lo para uma meditação mais profunda e eficaz, além de técnicas mentais que o farão vivenciar o estado meditativo e a atenção plena no seu dia a dia. Lá você encontra:

  • Turmas de meditação: Ensino teórico e prático em 4 níveis;
  • Curso Supreme Mindfulness: Curso Completo para se acessar o estado de Atenção Plena e a manutenção do mesmo no dia a dia;
  • Turmas regulares de Qigong, Tai Chi e Kung fu.

Mais informações: www.kungfudeverdade.com.br ou www.shifubruno.com.br

Supremamente
Shifu Bruno Barros
Shifu Bruno Barros Seguir

Especialista em artes marciais e terapêuticas chinesas, Shifu Bruno, trouxe para o Brasil ferramentas milenares que podem transformar vidas!

Ler conteúdo completo
Indicados para você