[ editar artigo]

A mente direciona a energia

A mente direciona a energia

Visualizações nas rotinas matinais

Acredito que na busca pelo seu Propósito de vida todas as pessoas devem fazer o exercício de delimitar seus valores, visão, missão e Propósito. Tudo isso com o intuito de se conhecer e de estabelecer metas e objetivos. A Visão é justamente como o indivíduo se visualiza no futuro.

Delimitar a sua visão é criar metas futuras que conduzirão suas ações hoje! Estas metas irão auxiliar o indivíduo a manter-se focado.

Existe um princípio nas artes marciais chinesas: He Yi He Qi. Significa que a mente direciona a energia. Ou seja, quando você tem um foco bem definido, metas específicas e claras, você sabe onde deve aplicar a sua energia e por isso será muito mais eficiente.

E que energia é essa? Estou falando de QI, que pode ser traduzido de várias formas diferentes de acordo com os antigos textos chineses. Por exemplo, sua energia pode ser sua atenção, concentração, saúde, dinheiro, tempo, todo tipo de recurso.

Assim, saber qual a visão que você tem para o futuro pode te auxiliar enormemente a não desperdiçar esta energia hoje, investindo no que você não quer ou não acredita.

Um exercício interessante para manter-se focado é, durante a sua rotina matinal, visualizar seus objetivos e metas para que você continue focado, continue investindo sua energia na direção certa e crie caminhos cerebrais para realizar o que é devido.

Estou falando de direcionar a energia e de neuroplasticidade, que também acontece através das afirmações.

Neuroplasticidade, também conhecida como plasticidade neuronal, é a capacidade de o cérebro se adaptar a mudanças por meio do sistema nervoso. Trata-se da habilidade do cérebro de reorganizar os neurônios e os circuitos neurais, moldando-se a níveis estruturais por meio de aprendizagem e vivências. A neuroplasticidade permite que os neurônios se regenerem e que sejam criadas conexões sinápticas – meios de comunicação entre os neurônios. De forma simples: a neuroplasticidade é o que permite que o cérebro seja adaptável a mudanças, atuando de forma maleável.

O ato de visualizar e declarar para si mesmo tem o poder de construir uma crença que promoverá o potencial latente fazendo-o se tornar ação concreta que gerará resultados.

Esta crença que levará a ação gerará uma modificação na atuação cerebral, criando um novo caminho de pensamentos que se tornará em hábito = neuroplasticidade.

Novas crenças, novos hábitos e atitudes através de visualizações e afirmações que parecem inofensivas e até mesmo subestimadas, mas que têm muito poder para alterar a realidade.

Da mesma maneira, nas artes marciais existe um treinamento ancestral. Uma espécie de meditação. Neste treinamento o guerreiro fecha os olhos e se imagina no combate ou simplesmente executando as técnicas de luta. Este treinamento já é replicado hoje por inúmeros atletas olímpicos e de alto rendimento como o famoso Michael Phelps.

Este treinamento de visualização tem o poder de trabalhar a neuroplasticidade, o treinamento mental para a execução física das técnicas.

Da mesma maneira, você pode incluir na sua rotina matinal alguns minutos para que você visualize alguma conquista, algum desempenho, metas e objetivos. Assim, estará, da mesma forma, preparando o seu cérebro para aquela vitória.

Uma outra prática muito poderosa é a de criar um quadro de visualização. Neste quadro você adicionará imagens de coisas, momentos, viagens, relacionamentos que ilustrem suas metas. Todos os dias na sua rotina matinal você se dirigirá ao quadro e se visualizará naquelas imagens. É só ais uma forma de direcionar a sua energia.

Mais informações sobre isso, assista ao vídeo:

 

Viva Supremamente!

 

Supremamente
Shifu Bruno Barros
Shifu Bruno Barros Seguir

Especialista em artes marciais e terapêuticas chinesas, Shifu Bruno, trouxe para o Brasil ferramentas milenares que podem transformar vidas!

Ler conteúdo completo
Indicados para você