[ editar artigo]

A resiliência através do propósito

A resiliência através do propósito

 

Originalmente publicado pela escola de empreendedores Bazzah (www.bazzah.com.br)

"Não temo os mil golpes que praticastes por uma só vez, 

Mas o único golpe que praticastes por mil vezes. "

Ditado Shaolin

 

Em 2006, no alojamento da Universidade da Capital, Beijing/China, eu era o único brasileiro dentre muitos estrangeiros dispostos a enfrentar inúmeras barreiras para a realização de um sonho em comum: se tornar um mestre de artes marciais. 

Para a realização de um sonho ou de um grande objetivo deve-se ser capaz de superar infindáveis obstáculos. Desafios tanto internos como externos. Dificuldades que o farão cair e que poderão abatê-lo. 

A mesma característica presente nos grandes guerreiros da antiguidade precisa ser cultivada pelos empreendedores da atualidade, para que, diante das agruras da realidade político-econômica e da competição do mercado, sobrevivam. Tal característica é conhecida como Resiliência.

Saber cair e levantar, aprender com os erros, ser flexível ao ponto de se adaptar às circunstâncias e continuar caminhando, um caminho muitas vezes estreito e tortuoso. Para alcançar seus objetivos é necessário resiliência.

Da mesma maneira, para se desenvolver a resiliência, tão necessária para a vitória no mercado, é imprescindível que se tenha objetivos claros e um propósito que te move. Não se pode chegar ao destino desejado se o destino não for conhecido. Da mesma forma, só existe real motivação, capaz de faze-lo superar qualquer obstáculo, ao se saber o para que se deseja alcançar determinado objetivo.

Para compreender em profundo, alguns conceitos são necessários:

  1. Propósito: O motivo, o para que. Saber para que estou guerreando, para que estou empreendendo e qual o motivo de tanta luta. Ter definido qual a minha motivação para tanta resiliência diante de tantas dificuldades!
  2. Missão: É a Guerra em si. É o posicionamento da sua empresa, do seu negócio, no patamar que você quer para alcançar o seu propósito.
  3. Metas e objetivos: São as batalhas que devem ser vencidas para que a Guerra seja ganha. São os objetivos que te farão cumprir sua missão, que farão com que o seu negócio alcance o patamar que deseja.

Depois de compreendidos tais conceitos básicos e definindo-os de acordo com a sua realidade, a resiliência surgirá, não por que foi obtida, comprada ou encomendada, mas por que agora pode despertar do interior do guerreiro/empreendedor, onde sempre esteve ainda que adormecida.

Com todos estes conceitos claros, é possível retirar uma energia descomunal e infindável de dentro de si mesmo, para acordar todos os dias, superar os obstáculos mais difíceis e continuar lutando, continuar empreendendo. A energia que o tornará resiliente diante de todos e qualquer desafio é a motivação de um propósito.

A resiliência só é gerada ou potencializada por um propósito e o mesmo só é alcançado através da resiliência.

Toda esta resiliência ainda se manifesta no produto, serviço ou negócio do empreendedor/guerreiro. Cada desafio superado agrega um diferencial ao negócio, cada desafio vivenciado faz com que o negócio possa ser melhor desenvolvido, para que tanto a batalha seja vencida, como no fim, haja triunfo na guerra.

Ou seja, a resiliência fará com que o empreendedor apresente ao mercado um produto ou serviço melhor e diferente dos demais, por isso vitorioso.

Naquele mesmo ano, além de ter sido o primeiro brasileiro a alcançar o 5o. dan nas artes marciais chinesas e, por isso, ter recebido o carimbo do governo chinês que me permite lecionar esta disciplina inclusive na China, fui campeão no torneio internacional realizado anualmente na ilha de Qingdao, e ainda me tornei o representante exclusivo na América Latina de uma escola de 400 anos de tradição.

Para que um brasileiro como eu pudesse realizar tanto, muitos desafios foram vencidos. Muitas barreiras culturais foram quebradas, muito investimento foi realizado, muito trabalho, muita dedicação e muitos anos foram necessários.

Hoje, posso oferecer um serviço único no Brasil através do meu Instituto. Um serviço de excelência, gerado através da resiliência. Para vencer, foi necessário encontrar motivação e a mesma foi gerada pelo conhecimento do meu propósito.

Se quiser ser resiliente, encontre seu propósito, se quiser alcançar o seu propósito, desenvolva resiliência.

 

Shifu Bruno Barros

 

Ler matéria completa
Indicados para você