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Acordar o ser

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PRÁTICAS FÍSICAS NA SUA ROTINA MATINAL

Nas prática do Guoshu, mais precisamente do Kung fu, aprendemos que o melhor horário para despertar o corpo através de um primeiro treino físico é de 5 hs às 7 hs da manhã. Sim. Não tem trégua. É cedo mesmo.

Agora você sabe o porquê que o pessoal se reúne ao nascer do sol em praticamente todas as praças da China para treinar o Tai Chi Chuan.

Eu mesmo, antes de morar em um condomínio melhor equipado, acordava às 5 hs e pedalava até uma praça próxima de casa para me exercitar. Nestas ocasiões, sempre levava meus equipamentos de treino, um pouco exóticos, talvez. Meus equipamentos consistiam em espadas, lanças, bastões, facões, etc.

A praça a qual eu me refiro é muito conhecida no Rio de Janeiro, onde moro, por ser frequentada por travestis, prostitutas e mendigos. Era a mais próxima de casa.

Era comum que um mendigo embriagado, ainda no escuro, acordasse no meio do breu assustado com um “maluco” (eu) treinando com uma espada ou lança.

Existe uma explicação ancestral de acordo com a teoria da medicina tradicional chinesa para o horário do treinamento. Entretanto, neste breve artigo, gostaria de ressaltar a importância desta primeira prática física do dia e de como uma rotina que a inclui pode potencializar o ser humano.

Sem dúvidas afirmo que se permitir seguir uma rotina matinal empoderadora pode te fazer iniciar o seu dia mais motivado, relaxado e centrado. Além do mais, muitos dos exercícios realizados em sua rotina terão efeito duradouro ao longo do dia, ou, então, efeito que se manifestará ao longo do dia em determinadas circunstâncias, fazendo com que você colha ao longo do dia o que plantou pela manhã.

A prática física matutina te dará uma carga de dopamina e de endorfinas que o farão iniciar seu dia motivado, relaxado e satisfeito.

No livro “Milagre da Manhã” de Hal Elrod, o autor recomenda que a prática física seja a última de uma rotina matinal. Embora indique para todos os meus coachees este livro discordo com a aplicabilidade disso. Para mim, a prática física deve ser a primeira de uma sequencia matinal, assim você terá a motivação necessária para continuar com a sua rotina sem, por exemplo, voltar a dormir no meio de sua meditação matinal.

Sua prática física não precisa ser como a minha: kung fu e tai chi chuan. Pode ser a que melhor lhe aprouver.

Ressalto ainda que na minha rotina matinal tenho uma prática física que leva em torno de 20 mins, todavia, durante o dia, separo ainda um outro momento para o meu treinamento físico, momento em que disponho de um tempo maior para o meu desenvolvimento.

Fica a dica do livro. Leia e adapte à sua realidade!

Mais no vídeo:

 

- Viva Supremamente.

Supremamente
Shifu Bruno Barros
Shifu Bruno Barros Seguir

Especialista em artes marciais e terapêuticas chinesas, Shifu Bruno, trouxe para o Brasil ferramentas milenares que podem transformar vidas!

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