[ editar artigo]

Chi Kung- Definição, benefícios e prática

Chi Kung- Definição, benefícios e prática

Olá a todos os leitores do Supremamente, eu sou o Professor Thiago Mangas e hoje falaremos um pouco sobre Chi Kung, seus benefícios e minha experiência pessoal nesta área.

Todas as artes marciais possuem variados treinamentos para a manutenção da preparação física de seus praticantes. A preparação física, marcialmente falando, é extremamente importante para o bom desempenho do praticante durante combates, execução de formas e outros tipos de performances.

Dentro das artes marciais orientais, uma diferença interessante para com as ocidentais, é a valorização não somente da energia cinética externa,mas da interna.  Os orientais e sobretudo os chineses acreditam que, todos os seres são movidos por uma energia interna, que não é visível a olho nu, mas que se bem trabalhada pode externar inúmeros benefícios. Esta energia também é responsável pelo equilíbrio de sua saúde, das suas emoções e de sua concentração. A essa energia, os chineses denominam "Chi" (leia-se "Thí").

Pois bem, existem inúmeras formas de exercitar a energia Chi (e isso é deveras importante, uma vez que estagnação da energia Chi, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, denota problemas ao organismo, como por exemplo, doenças), e uma das mais conhecidas para tal é o "Chi Kung"( leia-se "Thí Kun"). Esta palavra em seu sentido geral significa justamente "trabalho da energia" ou "manipulação da energia interna". Focado no desenvolvimento e circulação desta energia, o Chi Kung é uma série de movimentos que promovem, dentro do estado meditativo, o aquecimento corporal, sensação de força, paz, tranquilidade. Existem tipos variados de Chi Kung, aonde destacam-se:

1. Chi Kung Marcial, amplamente utilizado por atletas de Kung-fu, com o objetivo de fortalecer o corpo contra pacadas (eficiente para atletas que competem em lutas, fazendo parte de sua preparação dentro do Kung-fu tradicional). Este Chi Kung é utilizado também para a prática do quebramento de telha, entortamento de vergalhões de ferro (estas demonstrações são uma maneira prática de apresentar a energia Chi bem manipulada). São exemplos de Chi Kung Marcial: Chi Kung Nove Giros, Chi Kung Tartagura Dourada, Palma de Ferro.

2. Chi Kung Terapêutico, amplamente utilizado por pessoas que buscam benefícios promovidos pela meditação, como a paz interior e a sensação de segurança interior. O Chi kung terapêutico também ajuda na prevenção e tratamento de doenças como osteoporose, depressão, insônia e problemas intestinais. São exemplos de Chi Kung terapêutico: Chi Kung Ying Jin Jing (Explosão de músculos e tendões),  Chi Kung Ba Dua Jing (Oitos peças de Seda), (também existe sua versão marcial), Chi Kung da Árvore. Vale destacar que o Chi Kung, em sua modalidade terapêutica, integra o grupo de práticas essenciais da Medicina Tradicional Chinesa. (MTC).

Em minha experiência como Professor de Kung Fu e Tai Chi Chuan, verifico todos os dias os benefícios que a prática do Chi kung promove na vida das pessoas. Meus alunos sempre praticam em períodos de pré competição e a consequência disso é sempre a boa preparação física e uma resistência diferenciada. Nos grupos de pessoas idosas, a prática do Chi Kung se mostra uma grande aliada na regressão de problemas como a falta de mobilidade e depressão. Em Maricá, cidade do Rio de Janeiro, desenvolvo um trabalho lecionando aulas de Tai Chi Chuan para pessoas idosas há 10 anos. Neste período, fui capaz de observar grandes evoluções nos aspectos da qualidade de vida destas pessoas.

O Chi Kung é uma atividade importante para todas as pessoas e seu aprendizado não está restrito aos praticantes de arte marcial. Todos aqueles que tem interesse em melhorar sua saúde devem praticar e podem fazê-lo. Para praticar de maneira adequada, busque auxílio de um Professor ou Mestre. Ele te guiará da melhor maneira através deste caminho de benefícios.

 

Espero poder ter contribuído para o seu conhecimento sobre esta parte importante da cultura chinesa. Até a próxima.

Professor Thiago Mangas.

Ler conteúdo completo
Indicados para você