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Como manter-se acordado durante a meditação

Como manter-se acordado durante a meditação

É muito comum que durante a meditação sintamos sono. O sono é uma reação natural quando se está cansado e se coloca em uma situação de grande relaxamento como durante os períodos de meditação. Então, o que fazer quando o seu corpo está pedindo para dormir? Abaixo elenco alguns conselhos que você deve considerar:

Durma. 

Se o seu corpo está pedindo, provavelmente é por que você está muito cansado. Só você pode me responder. Se realmente está cansado, é melhor que reveja a sua rotina e o seu período de sono. Pode ser que esteja sendo insuficiente. É o caso do sono atrasado. 

Uau! Muito bom! Quer dizer que a meditação já está manifestando um autoconhecimento importante para você. Sabemos que o sono é um dos principais fatores para uma boa saúde. Sendo assim, pode ser que esteja na hora de regular seu soninho.

Caso o desafio seja este, concentre-se em superá-lo. Caso não, seguem outras dicas abaixo.

Medite de olhos abertos.

Você sempre pode meditar de olhos abertos. Aliás, meditar de olhos abertos é uma excelente ferramenta que pode te ajudar a “tirar a meditação das 4 paredes” e leva la para o seu dia a dia. O processo é o mesmo de meditar de olhos fechados.

Realize exercícios de respiração antes de meditar. 

Exercícios de respiração podem te deixar mais energético e fazer com que se mantenha acordado durante as práticas meditativas. Indico a rotina “Gong Fu Hu XI”:

 

Medite por menos tempo.

Será melhor uma meditação sincera por 10 minutos do que uma viagem ao mundo dos sonhos por 30 minutos. 

Reveja sua posição.

Preste atenção na posição em que você está meditando. Escolha a posição mais ereta e evite meditar deitado ou em lugares muito acolchoados. É claro que você pode meditar deitado e em lugares acolchoados, mas se está pegando no sono, está pode ser uma das causas.

Reveja o horário da meditação.

Você pode meditar a qualquer hora na teoria, entretanto, na prática, nem todos os horários podem funcionar para você. Para mim, é impossível meditar depois do almoço (embora realmente seja uma recomendação bem comum não meditar logo após qualquer refeição), pois caio no sono. 

Meditar no fim da noite também não costuma ser muito bom, visualize comigo: você chega em casa, toma banha, janta, assiste televisão, lê um livro e ... acho que depois das reticências vem o zzzzzzzz ao invés da meditação.

Tente a Meditação em Movimento.

Recomendo a todos a meditação em movimento, conhecida como Tai Chi Chuan ou a meditação através do Qi Gong. Já vi muitas pessoas no meu instituto que não conseguiam meditar inicialmente e que através destas práticas não só alcançaram estados profundos de meditação, mas também começaram a praticar a meditação estática e obtiveram ótimo aproveitamento.

Bem, são algumas dicas simples e fáceis. O mais importante: pratique!

Viva Supremamente.

Supremamente
Shifu Bruno Barros
Shifu Bruno Barros Seguir

Especialista em artes marciais e terapêuticas chinesas, Shifu Bruno, trouxe para o Brasil ferramentas milenares que podem transformar vidas!

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