[ editar artigo]

Concentração e Meditação

Concentração e Meditação

Muitas pessoas me perguntam sobre como se concentrar na meditação. Em primeiro lugar, precisamos distinguir concentração e meditação. 

Sem dúvida existem muitas práticas meditativas que envolvem a concentração, às vezes como meio para a meditação e às vezes como um fim em si mesma, mas são coisas diferentes.

A concentração é a convergência de nossa energia, de nossos pensamentos, atenção e foco. Por isso serve, na maioria das vezes, como um pressuposto para a meditação, pois quando estamos com a nossa mente acelerada em milhares de pensamentos podemos desacelerá-la ao direcionar nossa concentração para um foco, como a respiração, por exemplo.

O Estado de "Mindfulness" é um estado mental de atenção plena e este estado é alcançado através da prática da concentração direcionada e da meditação.

A meditação, por sua vez, é a desconcentração. É a não concentração em pensamentos específicos, mesmo que ao se preparar para a meditação deva se concentrar.

Sendo assim, se você não está conseguindo se concentrar em sua meditação, ótimo! Não se concentre, deixe os pensamentos passarem e tente se ver cada vez mais limpo de idéias. Fique pelo menos 20 minutos liberando a sua mente, sem fazer esforço.

Se você consegue se concentrar muito bem nas suas práticas meditativas, ótimo! Comece agora a se concentrar em se desconcentrar! Limpe a sua mente durante pelo menos 20 minutos diários de prática.

Agora, se você já tentou de tudo e não se sentiu confortável durante as práticas meditativas, eu sugiro começar com a meditação em movimento como o Tai Chi Chuan e o Qi Gong. Já vi muitas pessoas no meu instituto que não conseguiam meditar inicialmente e que através destas práticas não só alcançaram estados profundos de meditação, mas também começaram a praticar a meditação estática e obtiveram ótimo aproveitamento.

Outro conselho prático caso esteja iniciando nas práticas meditativas é se utilize de meditações guiadas, elas podem ser grandes aliadas neste início. Deixo uma recomendação abaixo:

Caso este texto não tenha te ajudado, recomendo a leitura de outro artigo: Como manter-se acordado durante a meditação. 

Nele elenco sete práticas que podem te ajudar também a se concentrar mais! Agora, vamos á prática?

Viva Supremamente!

Supremamente
Shifu Bruno Barros
Shifu Bruno Barros Seguir

Especialista em artes marciais e terapêuticas chinesas, Shifu Bruno, trouxe para o Brasil ferramentas milenares que podem transformar vidas!

Ler conteúdo completo
Indicados para você