[ editar artigo]

Despertando para a vida

Despertando para a vida

 

ROTINAS MATINAIS

Tive a oportunidade ao longo da vida de treinar com monges no Monastério Shaolin e com sacerdotes da Montanha Wudang. Continuo a ser discipulado por um mestre que me estendeu uma herança de mais de 400 anos! Com estes grandes personagens aprendi que iniciar o dia bem te garante um dia bom.

Estes grandes homens, assim como grandes celebridades como Jackie Chan e Tony Robbins, perceberam que começar o dia bem influencia o resto do dia e por isso mantêm rotinas matutinas diárias com o objetivo de se prepararem para o dia. O resultado é que estas pessoas acabam sendo incrivelmente produtivas.

Somo a todo o conhecimento compartilhado pelos meus mestres o que eu aprendi através do livro “Milagre da Manhã” de Hal Elrod. Embora o nome do livro seja bem exagerado e comercial, o livro me ajudou a desenvolver ainda melhor minhas rotinas matinais e hoje eu indico a todos os meus coachees.

Sem dúvidas afirmo que se permitir seguir uma rotina matinal empoderadora pode te fazer iniciar o seu dia mais motivado, relaxado e centrado. Além do mais, muitos dos exercícios realizados em sua rotina terão efeito duradouro ao longo do dia, ou, então,  efeito que se manifestará ao longo do dia em determinadas circunstâncias, fazendo com que você colha ao longo do dia o que plantou pela manhã.

Veja bem, a maioria das pessoas já acordam ligando o celular ou tablet, assimilando milhares de informações, na maioria negativa, enquanto se preparam para o que virá a ser mais um dia estressante.

Imagine se, ao invés disso, você acordasse com calma, tivesse tempo para uma prática física, meditasse, agradecesse, etc. Você estaria se preparando para um dia de paz e tranquilidade, que é o que o seu dia se tornaria, não porque você mudou as circunstâncias externas, mas as internas.

No livro citado, Hal Elrod nos ensina 6 passos que devem ser realizados pela manhã. Abaixo compartilho os passos na ordem que eu faço. Afinal, você, assim como eu, pode ter a liberdade para adaptar à sua maneira:

  1. Prática Física: Hal Elrod cita a prática física como a última na sua rotina. Já eu, preciso que ela seja a primeira, pois é através dela que eu vou realmente despertar. A prática física me ajuda ainda a me preparar para as próximas práticas;
  2. Meditação: Limpar e higienizar a mente. Te deixará mais centrado para o dia que se seguirá;
  3. Afirmação: Neste momento você usa de declarações que vão te empoderar e te preparar para alcançar suas metas;
  4. Visualização: Aqui, através da prática milenar da visualização, você irá focar a sua mente, energia e recursos na direção desejada;
  5. Ler: Aproveite o período matutino para ler sempre algo que te desenvolva;
  6. Escrever: Por último, pode se aproveitar tanto para escrever insights quanto artigos e livros.

Mas estas práticas precisam ser pela manhã? Sim e não. Todas estas práticas podem ser realizadas em qualquer hora do dia. Entretanto, para se preparar para o dia e para ter os benefícios de cada prática se manifestando ao longo do dia, o ideal é que sejam pela manhã.

Como já dito anteriormente, não é preciso seguir a ordem, cada um pode adaptar da forma que entender melhor.

Veja mais sobre o tema no vídeo:

 

- Viva Supremamente.

Supremamente
Shifu Bruno Barros
Shifu Bruno Barros Seguir

Especialista em artes marciais e terapêuticas chinesas, Shifu Bruno, trouxe para o Brasil ferramentas milenares que podem transformar vidas!

Ler conteúdo completo
Indicados para você