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Flexibilidade e Alongamento

Flexibilidade e Alongamento

Para o devido desenvolvimento integral do ser humano, corpo, alma e espírito como um só, deve o mesmo esmerar-se em buscar crescer em cada uma destas áreas através de práticas que às integrem e às beneficie.

Todas as disciplinas hoje classificadas como mente- corpo (como yoga, kung fu e tai chi chuan) ajudam nesta integração proporcionando maior conscientização do que se passa na mente e como isto pode se manifestar fisicamente.

Um grande ponto de interseção entre estas disciplinas é o alongamento, que deve ser realizado no início dos treinamentos para ao esticar a musculatura a deixar aquecida para os exercícios que se seguirão.

Também ao término do treinamento e de toda rotina de exercícios deve ser antecedido por uma sequência de alongamento, que visa a eliminação do ácido láctico, evitar dores musculares e prevenir o encurtamento dos músculos.

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Certa vez, em uma viagem dentro da China, estava em um antigo trem de passageiros cujos vagões leitos eram divididos em baias e cada baia, como pequenos quartos, possuíam 6 camas como 2 triliches. Uma cama ficava à 1 metro do chão, a segunda à 1 metro e meio e a terceira à 2 metros do chão.

Na minha baia, além de mim e de um amigo meu, estava uma senhora que aparentava uns 80 anos. Em certo momento da viagem esta senhora me pediu licença e num movimento de extrema leveza e flexibilidade escalou como de um único salto as camas e se deitou na cama mais alta.

Na mesma hora o espanto me fez refletir sobre a viabilidade de vagões de leito como estes chineses em um Brasil onde a população não valoriza o alongamento e a flexibilidade. Pensei em como seria difícil para um brasileiro médio subir na última cama e como seria quase impossível que um ancião assim o fizesse.

Nas palavras de Lao Zi no capítulo 76 do Dao De Jing:

Os homens nascem macios e elásticos;
mortos, eles são rígidos e duros.
As plantas nascem tenras e flexíveis;
mortas, são secas e frágeis.

Assim, quem for rígido e inflexível,
é um discípulo da morte.
Quem for gentil e flexível,
é um discípulo da vida.

O duro e rígido será quebrado.
O suave e flexível irá prevalecer.

Os benefícios do alongamento ultrapassam em muito o corpo, pois é claro, nas palavras de Lao Zi, que a flexibilidade deve ser um estilo de vida aplicado em todas as áreas da vida do ser humano.

Com a prática regular de alongamentos os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.

Abaixo forneço algumas informações e dicas sobre o alongamento para que possamos juntos mudar a realidade brasileira conscientizando o nosso povo sobre a importância da flexibilidade.

Efeitos do alongamento:

- Redução de tensões musculares;
- Relaxamento;
- Benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;
- Prevenção de lesões;
- Desenvolve a consciência corporal e percepção cinestésica, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que está sendo alongada;
- Ativa a circulação;
- Desbloqueia os meridianos;
- Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;
- Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.

Os exercícios de alongamento podem ser feitos por qualquer pessoa, sem restrição de idade, e a qualquer hora do dia.

A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Nada de balanceios, pois estes enrijecem o músculo que você esta tentando alongar. Assuma uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo. Permaneça nesta posição de 10 a 30 segundos. Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada. Lembre-se a respiração auxilia o relaxamento, que por sua vez desenvolve o alongamento.

Sua respiração deve ser lenta, rítmica e controlada. Se você estiver se curvando para frente num determinado alongamento, expire conforme for se curvando e, a seguir, inspire devagar enquanto estiver sustentando o alongamento. Não segure a respiração enquanto estiver alongando. Se uma determinada posição de alongamento inibir seu padrão natural de respirar, então é óbvio que você não está relaxando. Então solte-se um pouco dentro do alongamento de modo a poder respirar com naturalidade.

Implemente a prática do alongamento e viva uma vida de flexibilidade e integração entre corpo, alma e espírito.

Viva Supremamente!

 

Supremamente
Shifu Bruno Barros
Shifu Bruno Barros Seguir

Especialista em artes marciais e terapêuticas chinesas, Shifu Bruno, trouxe para o Brasil ferramentas milenares que podem transformar vidas!

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