O Kung Fu é uma arte marcial chinesa que proporciona um treinamento físico conjugando a estrutura mente e corpo, proporcionando uma qualidade de vida e bem-estar. Está relacionada aos aspectos mentais, biológicos, emocionais, dentre outros, que auxiliam gradativamente nas atividades do cotidiano, podendo ser praticada em qualquer lugar, independente da faixa etária.
No meu caso, iniciei o Tai Chi Chuan com o objetivo de melhorar minha concentração, adquirir maior tranquilidade, frentes as adversidades e reduzir o estresse. No entanto, ao longo das práticas venho percebendo que os ganhos vão além do esperado, principalmente na melhora da percepção das emoções e da possibilidade de finalmente encontrar uma prática meditativa mais adequada a minha personalidade ansiosa e agitada.
Tanto nas atividades laborais, quanto no lazer e descanso, percebe-se uma melhor sensação do momento presente, com controle do movimento do corpo e equilíbrio da respiração e consequente modificação do estilo de vida. Estes aspectos são muito sutis e de difícil percepção para serem utilizados sem uma prática de autoconhecimento, conexão com a natureza e equilíbrio da energia, atividades estas muito trabalhadas na prática do tai chi. São fundamentais para promoção da saúde física, mental e espeiritual.