[ editar artigo]

Integração mente e corpo

Integração mente e corpo

 

Tenho que confessar que ás vezes eu minto para os meus alunos. Sim, com o objetivo de ser didático acabo separando o corpo da mente para depois integrá-los, quando, na realidade, não existe separação. Corpo e mente formam um todo único.

A verdade é que muitos estímulos nos fazem voltar constantemente nossa atenção para fora de nós mesmos. Quando fazemos isto, o corpo e a mente que são um só, tomam caminhos opostos. Pensamos em algo externo e agimos sem conexão com nossos pensamentos. Consequência disso, na melhor das hipóteses, temos um resultado medíocre de nossos pensamentos e ações.

Para reunificar o que já é ou simplesmente para integrar mente e corpo podemos nos utilizar de exercícios que nos auxiliarão a direcionar e harmonizar nossos pensamentos e nossas ações.

Tais exercícios como o Tai Chi Chuan, a Yoga e o Kung fu podem aumentar nossa conscientização e harmonização o que fará com que nossa performance seja desenvolvida em tudo o que nos propusermos a fazer.

É por conta desta conscientização proporcionada pelo Tai Chi Chuan, que um estudo da Universidade de Harvard o conceitua como o melhor exercício para a prevenção de quedas em idosos. Pois além de todo o trabalho físico o Tai Chi também trabalha a integração dos pensamentos com as ações.

Este conceito de integração advém da corrente chinesa de Mindfulness que anima o praticante a buscar estar presente em tudo o que faz.

Estar presente é se relacionar através do fato de ser, viver e experimentar ao invés do pensar sobre.

Quero compartilhar um exercício de Qi Gong, muito simples que você poderá reproduzir quando quiser por conta própria. Este exercício aumentará a sua presença e integração mente e corpo:


 

- Viva Supremamente!

Supremamente
Shifu Bruno Barros
Shifu Bruno Barros Seguir

Especialista em artes marciais e terapêuticas chinesas, Shifu Bruno, trouxe para o Brasil ferramentas milenares que podem transformar vidas!

Ler matéria completa
Indicados para você