[ editar artigo]

Kung Fu: Interação entre corpo e mente

Kung Fu: Interação entre corpo e mente

Para alcançarmos o desenvolvimento que almejamos em qualquer área da nossa vida, precisamos trabalhar duro e ter dedicação. É exatamente isso que significa Kung Fu. 

O Kung Fu não é, somente, o aprendizado de técnicas marciais, com o intuito de serem utilizadas em combate. É uma prática milenar, de origem chinesa, que promove o desenvolvimento físico e mental, desafiando-nos a cada etapa concluída e manifestando-se em todos os momentos, em tudo que fazemos, pensamos e sentimos.

No dia a dia de treinamento, seja nas aulas de Kung Fu tradicional, Sanda ou Qi Gong, praticamos valores que norteiam a nossa vida, como humildade, determinação, responsabilidade e persistência. Nas aulas de Kung Fu tradicional e Sanda avançamos tecnicamente, fortalecendo e aprimorando o corpo para o que virá posteriormente. Nas aulas de Qi Gong, ocorre a interação entre corpo e mente, promovendo a regulação da respiração, essencial para a geração de energia e concentração. Inúmeros benefícios são ocasionados, como uma melhor oxigenação do sangue e inteligência emocional nas mais diversas situações. 

Mesmo com o meu recente início, percebi, no meu físico e emocional, um crescimento positivo que me proporciona uma satisfação e um desejo por avançar mais e mais nessa prática com mais de 400 anos de existência. Momentos de estresse, nervosismo, ansiedade e desconforto são oportunidades para colocar em prática o aprendizado adquirido durante os treinamentos. Com propriedade, eu afirmo que funciona. Com a atenção direcionada para a minha respiração, os batimentos cardíacos são regulados, gerando um relaxamento e clareza nos pensamentos. Os movimentos direcionados para cada órgão do corpo me fazem direcionar o meu foco, conseguindo alcançar, com a prática, o objetivo do exercício. 

Com a interação entre o corpo e a mente, o artista marcial conseguirá aprimorar todas as áreas da vida, aplicando os ensinamentos do Kung Fu em todas as suas vertentes, gerando um desenvolvimento pessoal pleno. 

Ler conteúdo completo
Indicados para você