[ editar artigo]

“Mindfulness” e outros tipos de meditação?

“Mindfulness” e outros tipos de meditação?

Existem muitos tipos de meditação, cada uma segue um processo diferente e visa um objetivo diferente, embora todas tenham muito em comum.

Onde o Mindfulness se encaixa nisso tudo?

Em primeiro lugar, algo em comum que a grande maioria das técnicas
de meditação possuem:

1- Atenção à respiração: normalmente como pressuposto para acalmar os pensamentos e se preparar para a prática meditativa, há milênios o oriente já descobriu o poder da respiração na mente humana e a sua capacidade para acalmar pensamentos e emoções.

2- Concentração e Desconcentração: praticamente todas as técnicas de meditação ou são embasadas em se concentrar em uma coisa ou em não se concentrar em nada. Entretanto, o objetivo das duas ações embora opostas é o mesmo: limpar a mente.

As meditações que objetivam desenvolver o estado de "mindfulness" ou de atenção plena tem como processo o distanciamento dos pensamentos e o direcionamento dos mesmos para os focos de atenção. Desta maneira, o praticante desenvolve uma enorme capacidade de inteligência emocional e gestão da mente, além de uma tremenda habilidade de foco.

Desenvolvendo o estado de atenção plena aumenta-se a sensação de presença, ou seja, a vivência e experimentação do presente, afastando-se pensamentos que levam a emoções ligadas ao medo do futuro ou frustrações do passado.

Nossa mente muitas vezes nos controla quando o oposto deveria ser o normal. Temos em média mais de 60.000 pensamentos por dia, e, destes, 80% são negativos. Ou seja, é fácil para nós nos desconcentrarmos devido aos inúmeros pensamentos. Da mesma forma, é fácil sermos remetidos a pensamentos de medo que geram ansiedade e frustração que podem gerar depressão.

O estado mental de Atenção Plena faz com que identifiquemos os
pensamentos e os direcionemos fazendo com que tenhamos mais domínio ou melhor gerenciamento sobre seus pensamentos e com isso o aumento de sua performance seja profissional ou em qualquer área da vida.

Muitos benefícios podem ser alcançados através deste estado além do foco e concentração, como a inteligência emocional. Como a Atenção Plena te permite escolher o pensamento que te influenciará, vem com esta habilidade a inteligência emocional para reagir de acordo com cada circunstância.

Gostaria de saber na prática como direcionar seus pensamentos?

Veja mais sobre o tema no vídeo abaixo:

 

Viva Supremamente.

Supremamente
Shifu Bruno Barros
Shifu Bruno Barros Seguir

Especialista em artes marciais e terapêuticas chinesas, Shifu Bruno, trouxe para o Brasil ferramentas milenares que podem transformar vidas!

Ler conteúdo completo
Indicados para você