[ editar artigo]

Motivação e alta performance

Motivação e alta performance

É muito comum que em nossa busca por alcançar um objetivo ou ao levar nosso time para bater uma meta esbarremos com dificuldades e percalços que nos façam desistir.

Como nos manter motivados e continuar produzindo ao máximo de nossas capacidades?

Na prática do GuoShu chinês somos instigados a suprir nossas necessidades olhando para dentro de nós mesmos e não buscando respostas “do lado de fora”.

Aliado a esta prática temos o conceito de Taiji, que é: Alta performance através do equilíbrio.

Ou seja, como alcançar a alta performance através do equilíbrio olhando para dentro de nós mesmos?

A resposta está em observar nossas necessidades primordiais e nos harmonizar a elas.

Este conceito é muito bem trabalhado através da pirâmide de Maslow.

Abraham Maslow foi um psicólogo norte-americano que desenvolveu a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas ou a Pirâmide de Maslow e foi um psicólogo de referência na Psicologia Humanista.

A Pirâmide de Maslow consiste em 5 níveis culminando com a Realização Pessoal que consiste no atingimento de metas pessoais e profissionais.

De acordo com a Teoria de Maslow se conseguirmos suprir cada um dos 4 níveis da pirâmide conseguimos nos manter focados na direção de nossos objetivos de vida, alcançando o último nível da pirâmide que é a realização pessoal e profissional.  

Primeiramente, acho que é óbvio, que para se manter focado em suas metas é preciso ter suas necessidades fisiológicas supridas.

Eu sou pai de duas crianças pequenas e quando elas estão com fome, quando querem ir ao banheiro ou quando estão com sono tudo vai por água abaixo até que estas necessidades sejam sanadas.

Será que é tão óbvio assim? Se fosse tão óbvio tanto você quanto as pessoas no seu time deveriam estar com estas necessidades sanadas. Mas será que você tem dormido bem? E a sua alimentação? Você proporciona isto para o seu time? Será que você e o seu time se permitem uma pausa no expediente para uma “visita” ao toalete?

Mantenha o foco e a motivação. Viva em alta performance e conduza o seu time da mesma maneira. Deixe todas as distrações de lado no momento em que você se compromete a sanar suas necessidades.

Viva o Taiji. Viva Supremamente.

 

Assista ao vídeo:

 

 

Supremamente
Shifu Bruno Barros
Shifu Bruno Barros Seguir

Especialista em artes marciais e terapêuticas chinesas, Shifu Bruno, trouxe para o Brasil ferramentas milenares que podem transformar vidas!

Ler conteúdo completo
Indicados para você