[ editar artigo]

Motivando o seu time!

Motivando o seu time!

Os grandes clássicos chineses sobre a Arte da Guerra como o manual de Sun Zi, Sun Pin, O Romance dos Três Reinos e Shui Hu Zhuan mostram a importância de se manter a moral das tropas em batalhas que se extendem por muito tempo.

Como manter a motivação do seu time de colaboradores durante campanhas difíceis na direção da realização de seus propósitos?

Gosto de usar a ilustração da pirâmide de Maslow, que se aplica aos seres humanos individualmente, mas também coletivamente.

Abraham Maslow foi um psicólogo norte-americano que desenvolveu a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas ou a Pirâmide de Maslow e foi um psicólogo de referência na Psicologia Humanista.

A Pirâmide de Maslow consiste em 5 níveis culminando com a Realização Pessoal que consiste no atingimento de metas pessoais e profissionais.

De acordo com a Teoria de Maslow se conseguirmos suprir cada um dos 4 níveis da pirâmide conseguimos nos manter focados na direção de nossos objetivos de vida, alcançando o último nível da pirâmide que é a realização pessoal e profissional.

Cada um deste níveis exemplificados acima podem te ajudar a manter seu time de colaboradores motivados. Alguns conselhos práticos são:

  1. Preste atenção às necessidades fisiológicas e influencie positivamente seu time a alimentar-se bem, dormir bem, ter liberdade para utilizar o toalete, etc. Seu time ficará mais bem disposto e terá mais energia para investir na direção da meta em comum.
     
  2. Crie um ambiente de segurança para o seu time. Seja transparente através das políticas da empresa e código de ética sobre o que é esperado do seu colaborador e sobre o que não é aceitável. Deixe-o seguro do que deve fazer e dê liberdade para que se desenvolva e assim desenvolva tudo o time conjuntamente.
     
  3. Crie um ambiente de descontração e sociabilidade. Invista em imersões, treinamentos, vivências e festividades que promovam a integração e união do time.
     
  4. Elogie publicamente e puna particularmente. Desenvolva a autoestima e promova o reconhecimento dos seus colaboradores.
     
  5. Incentive as realizações pessoais dos seus colaboradores assim como incentiva as realizações profissionais. Ambas se fortalecerão.

Seja intencional e direcione o seu time para atingir o "Propósito".

 Viva Supremamente!

 

Assista ao vídeo: 

 

Supremamente
Shifu Bruno Barros
Shifu Bruno Barros Seguir

Especialista em artes marciais e terapêuticas chinesas, Shifu Bruno, trouxe para o Brasil ferramentas milenares que podem transformar vidas!

Ler matéria completa
Indicados para você