[ editar artigo]

O Samurai e o COVID-19

O Samurai e o COVID-19

“Não há nada fora de si que possa permitir que você fique melhor, mais forte, mais rico, mais rápido ou mais inteligente. Tudo está dentro. Tudo existe. Não procure nada fora de si".

- Miyamoto Musashi, O Livro dos Cinco Anéis

 

Depois de ser derrotado em uma Guerra que dividiu o Japão o jovem Musashi foi encarcerado na torre do Castelo Hakurojo. A pedido de seu tutor, o monge zen, Takuan, o impetuoso guerreiro teve à sua disposição os melhores clássicos da arte da guerra, da espada e do zen. No seu confinamento o jovem resolveu se debruçar sobre estes livros e ao ser solto, já não mais era um menino inconstante, mas o maior guerreiro que o Japão já viu: O samurai Miyamoto Musashi.

Durante este período em que precisamos nos confinar para juntos vencermos a guerra contra o COVID-19 podemos ter duas atitudes:

  1. Resistir e reclamar. Deixar a frustração, raiva e tristeza nos abater.
  2. Aceitar e agradecer. Buscar compreender o momento que vivemos e agradecer por ainda estarmos aqui. Viver nossos dias com vontade e alegria.

A primeira atitude vai nos levar à derrota. A segunda atitude vai nos levar à vitória e ao auto aperfeiçoamento.

Há muitos anos aprendi com o Musashi que às vezes precisamos parar. Quando não paramos algo nos para. Quando isso acontece sempre é para o bem. Está na hora de crescer, amadurecer, florescer.

Musashi era um tolo. Durante seu isolamento buscou crescimento e mudou a história de seu país. O tolo tornou-se sábio, autor de um dos livros de estratégia mais lidos no mundo: O livro dos Cinco Anéis.

Gostaria que você se inspirasse na história de Musashi e aproveitasse este momento para crescer. Leia, estude, projete, produza!

Se estamos todos passando por este momento é porque o mundo precisa de transformação. Comece por você.

Escolha o seu caminho.

Gostaria de contribuir com algumas opções para a sua mente e para o seu corpo:

Aulas e treinamentos gratuitos na página do Facebook do Instituto Wulindao:

 

Facebook Instituto Wulindao

Segundas e quartas ao vivo:

17 hs: Kung fu para crianças;

18hs: Sanda Aeróbico;

19hs: Tai Chi e Qi Gong;

20 hs: Kung fu Tradicional.

E aí? Como você quer sair da Torre do Musashi?

 

 

Supremamente
Shifu Bruno Barros
Shifu Bruno Barros Seguir

Especialista em artes marciais e terapêuticas chinesas, Shifu Bruno, trouxe para o Brasil ferramentas milenares que podem transformar vidas!

Ler matéria completa
Indicados para você