[ editar artigo]

Por que bocejo ao meditar?

Por que bocejo ao meditar?

Há muita gente que acredita que o bocejo tenha grande utilidade no nosso dia-a-dia. Quando uma pessoa está sonolenta, a distensão dos alvéolos pulmonares fica um pouquinho menor e o bocejo, assim como o suspiro, serviria, então, para desfazer esses pequenos colapsos do pulmão.

A verdade é que o bocejo ainda não é muito conhecido pela medicina, não se sabe ao certo qual a parte do cérebro é responsável por este reflexo involuntário e também não se sabe ao certo, qual seria a finalidade do bocejo além da regulação de oxigênio.

Alguns dizem que o movimento muscular da face faz com que o sangue circule e desperte o indivíduo.

De uma maneira mais mística algumas pessoas associam o bocejo à troca energética.

De acordo com a medicina tradicional chinesa podemos mesclar ambas as visões acima, pois a energia QI estaria diretamente ligada ao oxigênio por isso a regulação de oxigênio seria também uma maneira de regulação energética.

Por que muitas vezes bocejamos ao meditar? Para regularizar esta energia/oxigênio.

Caso você esteja experimentando o bocejo ao meditar o que tem atrapalhado sua prática, recomendo exercícios de respiração e energização antes da meditação.

Estes exercícios são conhecidos como Gong Fu Hu Xi e na nossa escola precedem as práticas meditativas. Você pode aprender gratuitamente sobre eles no link abaixo:

Viva Supremamente.

Supremamente
Shifu Bruno Barros
Shifu Bruno Barros Seguir

Especialista em artes marciais e terapêuticas chinesas, Shifu Bruno, trouxe para o Brasil ferramentas milenares que podem transformar vidas!

Ler conteúdo completo
Indicados para você