[ editar artigo]

Qual a diferença entre Mindfulness e Meditação?

Qual a diferença entre Mindfulness e Meditação?

Ouço muitas pessoas falando: “A Meditação Mindfulness...” Para início de conversa, mindfulness não é uma meditação. Mindfulness é um estado mental. É o estado mental de atenção plena, em que se está consciente das sensações, experiências e atividades do presente. É um estado de concentração e presença no agora.

E o que é meditação? A meditação é a prática de direcionar sua atenção. Sim. Pode ser para a sua respiração, pensamentos, um texto, uma vista, objetos ou até direcionar a atenção para dispersar seus pensamentos e reduzir a atividade cerebral.

Obtendo às duas definições podemos compreender que existem práticas meditativas que levam ao estado de mindfulness, mas nem todas as práticas meditativas têm este objetivo.

Ou seja, se você está procurando desenvolver o estado de atenção plena precisa buscar as ferramentas certas como as meditações que o levarão a este estado. Sim, existem outras ferramentas que não são necessariamente práticas meditativas estáticas. Por exemplo, Tai Chi Chuan (meditação em movimento), Qi Gong, Gong fu Cha, ...

É claro que todo o tipo de meditação possui seus benefícios e estes tem sido cada vez mais comprovados cientificamente, entretanto, as práticas que objetivam o estado de atenção plena serão mais diretas em alcançar este objetivo, fazendo com que desenvolva mais atenção sobre as sensações, experiências e atividades do presente.

Gostaria de meditações guiadas que podem levar ao estado de atenção plena?

Acompanhe meu canal no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCp_Js4T0pnUEOLiJUreW2sA?view_as=subscriber

 

 

 

Supremamente
Shifu Bruno Barros
Shifu Bruno Barros Seguir

Especialista em artes marciais e terapêuticas chinesas, Shifu Bruno, trouxe para o Brasil ferramentas milenares que podem transformar vidas!

Ler conteúdo completo
Indicados para você