[ editar artigo]

Vocação, propósito e impacto através do IKIGAI

Vocação, propósito e impacto através do IKIGAI

Costumo dizer que não existe nada mais poderoso e energizante do que viver o seu propósito. Quando se está sintonizado com algo maior e faz da sua vocação, a sua profissão, acordar e batalhar todos os dias se torna mais interessante e estimulante.

O inverso também é verdade. Viver uma vida de forma não intencional, deixando as coisas acontecerem e as circunstâncias te direcionarem na sua grande parte te levará para longe do sentimento de completude e para perto de um sentimento de escassez e desânimo.

Uma das ferramentas que eu utilizo para ajudar meus coachees a descobrir qual o seu propósito de vida é o IKIGAI.

Ikigai é uma palavra japonesa que pode ser traduzida como sentido da vida ou propósito de vida. O Ikigai é formado com base na reflexão e interseção de 4 aspectos de vida:

Paixão, Vocação, Missão e Profissão.

Uau, não seria incrível poder alinhar estes 4 aspectos de sua vida e caminhar a partir deste alinhamento? Pois é, é possível.

Mas o que pode acontecer com alguém que não tenha estes 4 aspectos alinhados?

Uma pessoa que é apaixonado pelo que faz profissionalmente e se sente vocacionada para tal pode sentir muita satisfação pessoal no seu trabalho, mas, ao mesmo tempo, pode sentir uma certa inutilidade se entende que não está satisfazendo uma necessidade das pessoas, do mundo. Ou seja, se sente inútil, pois sente que não está cumprindo sua MISSÃO de vida, seja lá o que isto for.

Já uma pessoa apaixonada pelo que faz e que sente que o que faz é relevante ao mundo e ao próximo pode sentir plenitude nos seus dias, entretanto, se não souber como transformar estas atividades em uma PROFISSÃO, sentirá que faltará a si mesma prosperidade, pois não terá o devido retorno financeiro de suas ações tão relevantes.

Aquele que conseguiu atuar de acordo com sua missão de vida, ou seja, reconheceu o que era necessário ser transformado no mundo e como poderia servir ao próximo, entretanto se sente despreparado ou incapaz por não se achar adequado para realizar esta tarefa, sente que está vivendo fora da sua VOCAÇÃO;

Por fim, a pessoa que consegue ser bem remunerada, sente que realmente pode contribuir para o bem da sociedade e se sente capaz para isso, mas não vive a sua PAIXÃO, vive próspera, mas se sente vazia.

Será que você se identifica com alguma destas 4 definições? Talvez seja necessário, pequenos ajustes ou grandes mudanças. Quero te dizer que é possível.

Encontre o seu IKIGAI alinhando estes 4 aspectos de sua vida.

- Viva Supremamente.

 

 

Supremamente
Shifu Bruno Barros
Shifu Bruno Barros Seguir

Especialista em artes marciais e terapêuticas chinesas, Shifu Bruno, trouxe para o Brasil ferramentas milenares que podem transformar vidas!

Ler conteúdo completo
Indicados para você