[ editar artigo]

Você se reconhece?

Você se reconhece?

Esta pergunta, título deste artigo, vem para ilustrar uma necessidade básica do ser humano que é ilustrada pelo quarto nível na pirâmide de Maslow: a necessidade de reconhecimento ou estima.

Abraham Maslow foi um psicólogo norte-americano que desenvolveu a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas ou a Pirâmide de Maslow e foi um psicólogo de referência na Psicologia Humanista.

A Pirâmide de Maslow consiste em 5 níveis culminando com a Realização Pessoal que consiste no atingimento de metas pessoais e profissionais.

De acordo com a Teoria de Maslow se conseguirmos suprir cada um dos 4 níveis da pirâmide conseguimos nos manter focados na direção de nossos objetivos de vida.  

Primeiramente ao falar de reconhecimento e estima pensamos no outro e em como ele nos reconhece e nos estima.

Pensamos em como que uma visita a um lar de idosos pode ser de grande ajuda aos mesmos simplesmente pelo fato de estarmos presentes ouvindo e assim os reconhecendo e demonstrando nossa estima.

Da mesma maneira quando manifestamos um elogio ou um ato de cuidado ou carinho para com os outros.

Entretanto, na prática do GuoShu chinês somos instigados a suprir nossas necessidades olhando para dentro de nós mesmos e não buscando respostas “do lado de fora”.

Quando falamos em Estima e Reconhecimento, antes de olhar para fora, devemos encontrar esta resposta dentro de nós mesmos.

Há quanto tempo você não tira um tempinho pra olhar para dentro de você e reconhecer o que realmente se passa aí dentro?

Reconhecer suas dores, alegrias, pensamentos, sentimentos...

Olhe para dentro de você, estime-se e apresente o reconhecimento e a estima que é devida a todos os outros.

Supere seus limites e atinja seus objetivos através de cada necessidade suprida.

Viva o Taiji, a alta performance através do equilíbrio, através da observação das suas necessidades básicas e da manutenção da motivação na direção de suas metas!

Assista ao vídeo:

 

Supremamente
Shifu Bruno Barros
Shifu Bruno Barros Seguir

Especialista em artes marciais e terapêuticas chinesas, Shifu Bruno, trouxe para o Brasil ferramentas milenares que podem transformar vidas!

Ler matéria completa
Indicados para você